Tuesday, April 10, 2012

ANGOLANO TONY KIKANGA CONSERVA TÍTULO MUNDIAL (UBC) DE BOXE.



O pugilista angolano Tony Kikanga defendeu com êxito sábado, 31 de Março passado, em Luanda, o título de Campeão do Mundo de pesados-ligeiros (76.5 a 79.5 Kg), versão Conselho Universal de Boxe (UBC), derrotando o romeno Adrian Cerneaga no décimo round por Abandono. (Um resultado discutível, em nossa óptica isto é, pensamos que a vitória deveria ser por TKO. A título de exemplo, o combate de pesos-pesados entre Larry Holmes e Muhammad Ali, em 1980, em que Ali, em grande desvantagem nos rounds anteriores, recusou-se a continuar o combate depois do décimo round - portanto, abandonou o combate –, tendo o resultado final sido um TKO).

Não sendo um combate vistoso do ponto de vista técnico, e com constantes interrupções pelo árbitro, em função dos protestos do romeno que reclamava de Kikanga prática de jogadas proibidas como golpes na nuca, cabeçadas e agarrões, valeu sempre a determinação do Campeão do Mundo UBC, que desde os primeiros rounds foi pressionando Cerneaga, resultando no claro desgaste físico deste e lesões no rosto que culminaram com o seu abandono no décimo round.
É oportuno ressaltar que no terceiro round, Tony Kikanga terá sofrido uma lesão – provavelmente fractura – na mão direita, que diminuiu substancialmente o seu caudal ofensivo, todavia não inibindo a sua vontade de vencer.

Kikanga, de 39 anos, é de entre outros títulos versão TWBA, Campeão angolano em 1989 e tri-Campeão português em 1993, 1994 e 1995. Quanto ao seu palmarés, os dados de diversas fontes não só divergem largamente, como sugerem alguma confusão entre o seu percurso amador e profissional: enquanto o site português http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2012/03/30/luso_angolano_tony_kicanga_defen.html atribui-lhe 38 combates profissionais, 15 vitórias, 20 derrotas, 2 empates e 1 nulo; a Televisão Pública de Angola (TPA) atribui ao mesmo, 56 combates (sem especificar se profissionais ou amadores), 44 vitórias (25 das quais por KO), 7 derrotas, 2 desqualificações e 3 nulos; outra fonte fala de modo incompleto em 77 combates como amador, 45 dos quais por KO, e 40 combates profissionais sendo 20 por KO.
Por seu lado, o romeno Adrian Carneage, de 34 anos, conta 36 combates profissionais, 25 vitórias, 9 derrotas e dois nulos.

Vale recordar que o pugilista angolano (a imprensa lusa refere-se a ele como luso-angolano), conquistou o cinturão UBC, em 2010 na cidade do Porto ao derrotar o romeno Eugen Stan, depois de duas tentativas fracassadas, em 2008 diante do polaco Kostic, e em 2009 contra o dinamarquês Andrei Zaahs.

Com certeza que uma importantíssima vitória a de Tony Kikanga, o rosto mais visível e credenciado do pugilismo angolano. Uma vitória que deverá funcionar como impulsionadora e inspiradora ao desenvolvimento da modalidade em Angola, e que esperamos, abra portas a novos campeões, de sorte que possamos ter em algum futuro, campeões mundiais angolanos nas versões da elite do boxe mundial, como a IBF, WBC, WBA, ou ainda WBO, IBO e Ring Magazine.

Parabéns Campeão Kikanga!


By Décio Bettencourt Mateus.

No comments:

Post a Comment