Monday, May 7, 2012

MAYWEATHER DERROTA MIGUEL COTTO

O pugilista norte-americano, Floyd Mayweather Junior, conquistou sábado 5 de Maio, o título de Campeão do Mundo super WBA, na categoria de super welterweight (147 a 154 pounds), ao destronar o porto-riquenho Miguel Angelo Cotto.
Em combate acontecido em Las Vegas, Nevada, diante de uma assitência de cerca de 16 mil pessoas, Mayweather Junior, precisou dos 12 rounds para vergar um dificílimo Miguel Cotto, por decisão unânime, naquele que terá sido seguramente o combate mais difícil de Mayweather desde Maio de 2007, quando derrotou – na mesma categoria –, Oscar de La Hoya, por decisão repartida.

Mayweather, 35 anos, vencedor de 7 títulos mundiais em 5 categorias diferentes (super featherweight, lightweight, lightwelterweight, welterweight e super welterweight); invencível em 43 combates profissionais, com 26 KOs, dominou praticamente os cinco primeiro rounds com muita classe, com o seu jab de esquerda a abrir caminho a poderosos golpes de direita sobre o rosto do adversário. Todavia, a partir do sexto round, a estratégia de Cotto de se aproximar de Mayweather começou a resultar e por várias vezes encurralou o norte-americano às cordas atingindo-o com golpes fortíssimos.

Miguel Cotto, 31 anos, vencedor de 4 títulos mundiais em três categorias diferentes (light welterweght, welterweight e super welterweight); com 37 combates profissionais, 30 KOs e 3 derrotas, é um pugilista de elite da actualidade e seguramente um dos melhores da sua era. Até 2008, era invencível em 30 combates e falava-se já na altura, na necessidade de um embate com Mayweather. Todavia, em Julho de 2008, sofreu surpreendentemente a primeira derrota diante do mexicano António Margarido, por TKO ao 11°. round. Uma derrota que abalou profundamente os alicerces do porto-riquenho, conforme demonstraram as fracas performances alcançadas em 2009: uma vitória pouco convincente diante do ghanense Josua Clottey e finalmente a derrota demolidora por TKO ao 12°. round contra o filipino Manny Pacquiao. Entretanto, Cotto decidiu procurar o antídoto para os seus males, no veneno que o minou: um segundo combate contra o homem que o derrotou pela primeira vez, António Margarito, em Dezembro de 2011, e uma soberba e impressionate vitória. O mundo do boxe percebeu que o guerreiro demolidor estava de volta. Esta vitória reabilitou os níveis de confiança de Miguel Cotto.

Num combate extremamente difícil, Mayweather superou as dificuldades e sobreviveu, demonstrando o verdadeiro super-Campeão que é. Todavia Cotto conseguiu expor alguma vulnerabilidade do norte-americano, que do 6°. round ao final do combate, apresentou um rosto preocupantemente ensanguentado – sangrava pelo nariz –, situação incomum de se ver nele. Quiça fruto da idade que vai avançando – contra Shane Mosley em Maio de 2010, Mayweather experimentou grandes dificuldades no 2°. round: Mosley quase o levou ao tapete por duas vezes com dois poderosos golpes –; ou por ter movido para uma categoria onde não se sente muito confortável, talvez em função do peso que teve de ganhar, resultando naturalmente em menor mobilidade e rapidez de movimentos – também contra Oscar de La Hoya, Mayweather teve imensas dificuldades –, a verdade é que o invencível Mayweather vai demonstrando já, sinais de alguma vulnerabilidade.

Não obstante as dificuldades por que passou diante de um adversário destemido e valente, uma grande performance de Floyd Mayweather Jr., que provavelmente ficará nos registos na história do boxe, como um combate de referência.

Com esta vitória, o norte-americano que é também Campeão do Mundo versão WBC, na categoria de welterweight, amealhou a astronômica soma de USD 32 milhões, superando o anterior record de 30 milhões, pertença de Mike Tyson no seu segundo confronto com Evander Holyfield em Junho de 1997. A Miguel Cotto coube a fatia de USD 8 milhões.

A seguir, Mayweather vai direitinho para a cadeia – na verdade a sua detenção só foi protelada por causa deste combarte –, onde deverá ficar 90 dias, por ter sido julgado culpado em um caso de violência doméstica com a sua antiga namorada.

Depois de cumprida a pena, o mundo do boxe continuará certamente a pressionar para que o Mega-combate entre os dois melhores pugilistas da actualidade aconteça: Floyd Mayweather vs Manny Pacquiao, das Filipinas.


By Décio Bettencourt Mateus.

No comments:

Post a Comment