Saturday, June 30, 2012

TIMOTHY BRADLEY DERROTA MANNY PACQUIAO


O pugilista norte-americano Timothy Bradley pasmou o mundo do boxe ao derrotar o filipino Manny Pacquiao, por decisão dividida (não unânime), em combate acontecido às primeiras horas de domingo, 10 de Julho – hora de Angola –, no MGM Grand Garden, Las Vegas, Nevada.

Com a vitória – verdadeiramente falando, muito contestada – Bradley destronou o filipino, conquistando o título de Campeão do Mundo WBO, categoria de welterweight. Vale recordar que Pac-Man (Pacquiao), 33 anos, considerando o melhor pugilista da atualidade – em disputa com o norte-americano Floyd Mayweather –, é o único pugilista que já conquistou títulos mundiais em oito divisões diferente, e não conhecia o amargo da derrota desde 2005, quando perdeu para Erik Morales.

Num combate muito bem disputado do ponto de vista técnico, e equilibrado, ficou-se com a impressão, findos os 12 rounds, de que a vitória pertenceria a Pac-Man, que terá tido maior domínio e aplicado os golpes mais poderosos do combate. Todavia, assim não entenderam os três júris cuja pontuação foi: 115-113, 115-113 para Bradly e 115-113 para Pacquiao. Em matéria de injustiças, estamos recordados que o último combate de Pacquiao – uma vitória por decisão maior sobre o mexicano Juan Manuel Marques –, foi igualmente muito contestado, ficando-se com a impressão que Pacquiao teria sido derrotado. O filipino conta agora no seu record profissional com 60 combates, 54 vitórias, sendo 38 KOs, 4 derrotas e dois empates.

O jovem Bradley, 28 anos, invencível em 29 combates, com 12 KOs, apresentou-se muito bem do ponto de vista físico e técnico. Não se acanhou ante a dimensão do adversário que teve pela frente e combateu com bravura e coragem o grande combate da sua carreira.

Bradley coloca assim em xeque o domínio que o norte-americano Floyd Mayweather e Manny Pacquiao têm exercido sobre a modalidade nos últimos anos, e reclama o seu espaço, o espaço de uma nova geração. Uma vitória que altera o equilíbrio da modalidade a nível de pesos médios e pode eventualmente adiar ou inviabilizar o mega combate entre Mayweather e Pacquiao.

O combate de desforra entre os dois pugilistas deverá acontecer em Novembro deste ano, altura em que Floyd Mayweather estará já fora da cadeia – Mayweather está a cumprir três meses de cadeia por ter sido culpado em acusação de violência doméstica. E então ver-se-á que Mega combate acontecerá em 2013: Mayweather vs Manny Pacquiao ou Mayweather vs Timothy Bradley.


By Décio Bettencourt Mateus.

No comments:

Post a Comment